FRONTEIRAS, FRENTE PIONEIRA E ATIVIDADE TURÃ?

Elementos de infográfico para etapas, linha do tempo ...No presente artigo o autor toma por referencial teórico as os estudos sobre fronteiras e zonas pioneiras para analisar em que medida a atividade turística contribuiu para configurar o espaço na micro-região que compreende os municípios de Caldas Novas e Rio Quente no Estado de Goiás. Ou seja, nesta região surge e consolida-se o que se denomina aqui de fronteira turística, o tempo ea temperatura extrapolando o padrão de desenvolvimento e ocupação da região Centro-Oeste, marcado pela dualidade mineração/agropecuária. In case you loved this informative article and you wish to receive details about visit here generously visit our own site. O trabalho demonstra que a o município de Caldas Novas, juntamente com o município de Rio Quente, apesar de primeiramente, ter sido envolvido pelas fronteiras da mineração e da agropecuária, caracteriza-se por ser um dos primeiros palcos do surgimento e evolução da fronteira turística em Goiás. Com base neste contexto o autor descreve e analisa as conseqüências culturais, ambientais, econômicas e políticas que surgem nos municípios em decorrência da frente pioneira turística na região das Ã? Ao longo do tempo a expansão de fronteiras se deu de formas diferentes, conforme a região onde ocorria, apresentando características próprias, imprimindo no território novas formas de ocupação, de produção, de uso da terra e de apropriação do espaço.

Imunizada, imunizante, esvaziada de seu caráter virulento, em apenas poucos anos torna-se método de normalização, de normatização. Medium da Psicanálise, é revolucionado por ela, arrebatado. É forçado a descrever o Céu que vislumbrou. Se “viu” deve “dizer”. Mas a ideologia faz sua terraplanagem, e é rápida a “recuperação” da Psicanálise: de saber subversivo a “contribuição” para as formas positivas do saber e da adaptação. Através de seu telescópio divisa o que deve elaborar. Mas, atravessado pelo que gerou, deixa-se ultrapassar e se torna instrumento do que faz. Refaz o que criou, re-pensa. Deve voltar a ser uma serva obediente, que arrume a casa ao invés de torná-la um pandemônio. Olha zeloso a cria, a prole, a obra. Cria instituição, afasta rivais e “diferentes”. É forçado a inventar o que imaginou. O próprio Freud, criador e criatura da Psicanálise, age obliquo. Serve à sua descoberta, segue o impulso a que deu origem, mas que agora o conduz.

1999), Teoría de la acción comunicativa – Vol. I: racionalidade de la acción y racionalización social. A interpretação que sustenta a existência, na produção intelectual do Instituto de Pesquisa Social (e na obra de Max Horkheimer em particular), de dois períodos radicalmente distintos (o “materialismo interdisciplinar” do início da década de 1930 e a “filosofia pessimista da história” da década de 1940) se revela frágil na medida mesmo em que um de seus principais pilares (a ocorrência ou não de imbricação entre pesquisas especializadas e reflexão filosófica) é confrontado com a influência que tiveram, sobre a teorização empreendida na Dialética do esclarecimento, as pesquisas sobre antissemitismo e indústria cultural, realizadas nos Estados Unidos no período do exílio. Em vez de partir do sujeito radicalmente histórico do capitalismo moderno, Horkheimer e Adorno recorreriam agora a uma espécie de antropologia cujo cerne seria a repressão da vida pulsional, indispensável à civilização – algo muito mais aparentado ao pessimismo do Freud de Mal-estar na civilização do que às ideias de Marx9 9 . Nesse sentido, seria sintomática dessa guinada a substituição do pressuposto radicalmente histórico que estruturava “Teoria tradicional e teoria crítica” por uma espécie de antropologia pessimista que colocaria a autoconservação do sujeito como verdade primeira da história da civilização.

A Tabela 2, apresenta os termos questionados pelos participantes da etapa 4 deste estudo, assim como o número de discordância de cada estrato e as sugestões dadas para alteração do item por parte dos participantes do estrato mais alto. Dessa forma, a retrotradução para ser encaminhada aos autores da versão original do instrumento foi feita a partir da versão 3, denominada versão final, a qual foi aprovada pelos autores, e nenhuma modificação foi solicitada. Após essa etapa, uma nova versão (versão 3) foi entregue aos participantes do estrato mais alto para que assinalassem se concordavam ou não com cada parágrafo ou item dessa versão. Em seguida, calculou-se o número de concordância e discordância de cada item e parágrafo e, para que eles fossem considerados pertinentes, utilizou-se o cálculo para definição do índice de concordância proposto por Pasquali22, sendo que um item devia ser considerado pertinente caso apresentasse um índice de concordância de pelo menos 80% entre os juízes.

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