Instituto De Tecnologia De Massachusetts: Aqui Se Fabrica O Futuro

A população de estudo foi composta por alunos que cursavam, em 2011, o 9o ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos em estudo de reprodutibilidade do questionário utilizado pelo sistema de monitoramento dessa cidade, realizado em 2007 com alunos do último ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, serviram de base para a definição do tamanho amostral do presente trabalho 1111 . O cálculo foi realizado implementando-se a rotina sample size for the kappa-statistic measure of interrater agreement (sskdlg) no programa Stata, versão 10 (Stata Corp., College Station, Estados Unidos) 1616 . Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2010.. A amostra foi dimensionada considerando-se o menor valor de kappa observado (0,32 para a questão referente à frequência de consumo de alimentos embutidos), a prevalência de consumo frequente (pelo menos cinco dias na semana) deste grupo de alimentos (20%), precisão absoluta de 0,20 e nível de 95% de confiança, totalizando 126 alunos.

República Dominicana Previsão do tempoAfirma que o saber da experiência se dá na relação entre o conhecimento e a vida humana, singular e concreta. It also criticises the excess of work which does not allow experience and the very relation work/experience. With relation to sense, this is explored on the basis of the subject of the experience, defined not by his/her activity but by the readiness to be transformed by experience – a human passageway, submitted to a logic of passion. With respect to the first, it criticises the excess of information and the obligation of having an opinion, postures which are at the base of “significant learning”. The text proposes to think education taking the pair experience/sense as its starting point, in opposition to that way of thinking education as a relation between science and technology or between theory and practice. It affirms that the knowledge of experience is acquired in the relationship between knowledge and human, singular concrete life. To this end, it explores the meaning of the words experience and sense. Palavras-chave: experiência, saber de experiência, experiência/sentido.

O mesmo não ocorre com as graves violações de direitos humanos. Esses casos não parecem ajustar-se aos modelos normativos de julgamento propostos por nossas tradições de justiça penal. Sob essa perspectiva, os indivíduos são portadores de responsabilidade moral; neles repousam o desejo e/ou a vontade de permanecerem obedientes à ordem social (isto é, obedientes às regras morais e legais dominantes), ou, contrariamente, ofenderem-na mediante comportamentos que ameacem a integridade (física, psicológica ou moral) de quem quer que seja, e/ou ainda ameacem o patrimônio público ou privado, a saúde pública, valores preservados como símbolos de uma identidade grupal ou nacional etc. Essa representação do homem como sujeito portador de razão e responsabilidade, capaz tanto de obedecer como de agredir, constituiu o solo no qual modernamente se erigiu, em diferentes sociedades do mundo ocidental, uma sorte de justiça penal sustentada no tripé materialidade do delito–autoria–nexo entre materialidade e autoria. Como se sabe, nossas tradições liberais de justiça penal assentam-se no princípio do livre-arbítrio, por meio do qual os indivíduos são considerados entidades morais capazes de discernir racionalmente entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado, entre o legal e o ilegal.

Um dos poucos itens se refere à existência, desde 1993, de serviço de eletrificação. O abastecimento de água é um problema gravíssimo, sendo motivo de grande preocupação entre os moradores, pois nenhum dos 128 domicílios conta com água encanada. Quase a metade das casas de Caiana (46,09%) é suprida por água proveniente de barragem, seguido da água retirada de poços (14,06%); cisternas (16,41%), cacimbas (8,59%) e poços/nascentes (8,59%). Apenas 6,26% não informaram a fonte de obtenção da água para o consumo doméstico. Em 99,9% das casas existentes na comunidade, apenas duas residências (1,1%) não estão abastecidas com esse tipo de serviço. Em relação à forma de tratamento da água destinada ao consumo humano, a população de Caiana faz uso da cloração (82,81%) e da filtração (1,56%). O restante dos domicílios, quase 15%, não realiza qualquer tipo de tratamento da água de consumo. Nas comunidades de Alcântara e Kalunga, o percentual de residências que não são abastecidas por água canalizada é de 70% e 77 %, respectivamente (Brasil, 2005), o que demonstra que o abastecimento de água é um problema também para outras áreas remanescentes de quilombos.

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