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Blog Dag Vulpi: Configurando Facebook - Linha do Tempo ...Situação semelhante ocorre em outras comunidades, como a de Alcântara (MA), na qual 55% deixam o lixo acumulado em terrenos, e somente 37% têm por hábito queimá-lo (Brasil, 2005). A ausência de procedimentos sanitários adequados aos resíduos domésticos produzidos nas comunidades remanescentes tem sido ponto de discussão nos Encontros Nacionais das Comunidades Remanescentes de Quilombos, a exemplo da que ocorreu em 2001, quando um dos pontos de reivindicação foi a “Capacitação de agentes ambientais e preservação do meio ambiente (lixo, queimada, poluição dos rios)” (Brasil, 2002, a). Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, 1995) informavam que 90% das famílias rurais do Nordeste do Brasil não contam com água no interior de suas residências; que 29,5% das famílias (rurais e urbanas) da Paraíba não dispunham de nenhum tipo de banheiro em seus domicílios e, considerando a população rural, mais de 70% das famílias rurais encontravam-se na mesma situação, ou seja, não tinham um local adequado para destinar os dejetos.

CLIMATEMPO 24 de maio 2021, veja a previsão do tempo em todas as regiões do BR - AGRONEWSNeuro Web Design: O Que Os Faz Clicar? Opa, mas então como é que você conseguiu se concentrar para ler esse texto até aqui? Por isso é possível treinar a capacidade de concentração”, diz David Schlesinger, neurocientista do Hospital Albert Einstein. É que se concentrar pode ser uma tarefa difícil por natureza, mas está longe de ser impossível. Quer dizer, você ainda está aí, né? “Felizmente nosso cérebro se adapta facilmente ao que aprendemos. “Com twitter e e-mail, nós agora temos uma gratificação instantânea e constante para o nosso desejo de buscar”, diz. É isso que faz com que seja impossível ignorar a caixa de mensagens quando você sabe que tem mensagens novas: nosso cérebro as entende como uma tentação irresistível. Ou seja, não é a internet que nos distrai, nós é que construímos a internet da forma que ela mais nos agrada: distraindo-nos. Por isso, ela é cheia de janelas clicáveis, abas que se abrem e avisos visuais e sonoros.

Na prática dos serviços de saúde o trabalhador se depara com inúmeros obstáculos os quais se caracterizam como aspectos que dificultam a aplicação de um determinado cuidado. Uma vez reconhecida a dimensão ética das práticas profissionais, o conceito de humanização se mostra como um fundamento importante e aplicável em diferentes serviços e campos de atuação da enfermagem. Humanização no cuidado de enfermagem: contribuição ao debate sobre a Política Nacional de Humanização. Na vivência dos processos sociais, e em ambientes onde se compartilham saberes e ações, os sujeitos envolvidos emitem opiniões, ideias, iniciam mudanças e organizam as suas concepções de mundo, identificando valores que mobilizam um processo de desconstrução e reconstrução de saberes sobre o próprio sujeito e a sociedade. Proposições críticas sobre o trabalho em saúde impõem a mudança de olhar sobre as práticas e os valores envolvidos, iniciando pela identificação de obstáculos para uma assistência digna e humana, no qual todos os participantes sejam responsáveis por idealizar e implementar estratégias eficazes, buscando uma assistência eficaz, resolutiva, de qualidade e humanizada55 Moraes CI, Freitasi FDS, Assunção FM.

Na empresa pós-fordista, segundo Gorz (1988), o trabalho imediato de produção é somente o resultado de uma aplicação material de um trabalho imaterial que supõe a reflexão, a concertação de saberes e de observações, a troca de informações. Assim, para o autor, entender a autonomia no trabalho, preconizada pela empresa pós-fordista, como um exercício de autonomia do trabalhador, é um “delírio teoricista”. Quando esse processo parecia anunciar a reapropriação do trabalho pelos trabalhadores, a transformação do trabalho em um bem cuja possessão exige sacrifícios e a transformação do emprego em um privilégio culminam em uma sujeição da própria pessoa do trabalhador. A teoria crítica de Axel Honneth parece trazer uma notável contribuição ao processo de entendimento do paradoxo, presente nessa fase do capitalismo, entre uma concepção normativa da emancipação e os potenciais de destruição e negatividade desses elementos de emancipação. Olivier Voirol, no prefácio ao livro de Honneth (2006), divide a obra desse autor em três grandes temas, aos quais o autor se dedica de maneira evolutiva, guardando, no entanto, um questionamento fundamental próprio à teoria crítica: “como o quadro categorial de uma análise que, ao mesmo tempo, seja capaz de contemplar tanto as estruturas de dominação social como também os processos sociais de sua superação prática deve ser elaborada?” (Honneth apud Saavedra, 2007). O primeiro deles é consagrado ao estudo das “patologias do social”, o segundo à “teoria do reconhecimento” e o terceiro aos “paradoxos do capitalismo”.

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