Realizou-se Análise Categorial Temática Dessas Informações

Esta categoria configura-se como cristalização da representação social sobre o objeto, onde se encontra a materialização do que era abstrato aos sujeitos, ou seja, por meio do pensamento e da fala dos profissionais de enfermagem, ancorado em elementos da realidade dos mesmos(13). Trata-se de uma dinâmica em que reverbera um pensamento predominantemente dilemático que, por sua vez, provoca leitura distorcida da realidade, fragmentação de vínculos e reiteração do status quo de uns e de outros, na organização do trabalho(15). Assim, é preciso levar em conta que as memórias e experiências dos profissionais de enfermagem, embora integrem o processo de escolha de chefias à ideia de liderança, ainda fornecem elementos vinculados à solidez da noção de chefe como poder que age vinculado aos interesses do universo reificado(9) – a instituição. Desde sua institucionalização como profissão, a enfermagem foi conformando suas práticas e ações respaldadas em normas e rotinas com marcante divisão técnica e social do trabalho com repercussão contundente na construção das relações que se estabelecem na equipe.

Em sentido oposto, há que se investigar maneiras pelas quais estratégias pedagógicas mais transformadoras, fundamentadas nos princípios da educação crítica e em abordagens colaborativas ou na pedagogia de projetos, poderiam ser levadas da escola para os telecentros que começam a florescer por todo o país. Mas, mais do que gerar perguntas, a utilidade da abordagem aqui sugerida reside na possibilidade de trazer os assim chamados “excluídos” para a posição de sujeitos (e não objetos) da sua própria “inclusão”, pelo reconhecimento de que os usos das TIC são formas de sua produção (e não apenas de seu consumo). Isso não significa, obviamente, que tal olhar teórico-metodológico dispense revisões e desenvolvimentos. Marcus (1993, p. 4-6), por exemplo, aponta que hoje a configuração particular de quotidiano que embasava a pesquisa de Michel de Certeau e seus colaboradores pode ser “mais uma fantasia nostálgica do que um referente mais ou menos acurado da realidade na qual a integridade desse cronotropo depende”, isto é, está cada vez mais evidente a noção de um quotidiano pós-moderno no qual “ações localizadas, delimitadas no tempo-espaço, aqui-e-agora como sítios simbólicos ou essenciais do cotidiano – a casa, o local de trabalho, a rua etc. – são cada vez mais vistas como histórias muito parciais”.

Cumpre destacar que a emergência do idílio rural foi magistralmente retratada nas clássicas obras de Keith Thomas (1996)THOMAS, Keith. Por outro lado, a “romantização do rural” e sua associação com a natureza têm uma longa história e não se originam da agenda europeia para o desenvolvimento rural de fins do século XX. O homem e o mundo Natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras. São Paulo: Companhia das Letras. 1996. e Raymond Williams (1989)WILLIAMS, Raymond. Se a vida rural era retratada como criação divina, a cidade se lhe associava com a fumaça, a sujeira e os odores fétidos, próprios de uma época marcada pela expansão fabril e pelo adensamento populacional. Ela surge, segundo Thomas,4 4 Thomas refere que muitos escritores do século XVII afirmavam que, enquanto Deus fizera o campo, o homem erguera as cidades. 1989. como pertencente a uma concepção que remonta, mais precisamente, ao século XVIII. O campo e a cidade na história e na literatura.

O grupo focal também é profícuo em pesquisas dedicadas aos estudos acerca da polifasia cognitiva na TRS. Desse modo, os participantes do grupo, diante de um tópico de discussão, comunicam-se e assumem posicionamentos, norteados por determinados saberes que podem ser colocados em uma posição de conflito com outros. Retomamos o argumento de Jovchelovitch (2014Jovchelovitch, S. (2014). Representações sociais e polifasia cognitiva: notas sobre a pluralidade e sabedoria da razão em psicanálise, sua imagem e seu público. Nesse sentido, o grupo focal, por provocar a conversação entre os participantes de uma pesquisa, tona-se um espaço propício para a circulação e emergência de saberes com racionalidades distintas. 211-236) Brasília, DF: Technopolitik., p. 231), que explica que não há uma separação radical entre os saberes, posto que a polifasia cognitiva implica em diálogo com a diferença: “é nessa diferença, e nas continuidades e descontinuidades que ela sustenta que reside o potencial de todo saber humano”. In A. M. O. Almeida, M. F. If you beloved this informative article and you desire to get guidance about tempo e temperatura Para kindly visit our webpage. S. Santos, & Z. A. Trindade (Orgs.), Teoria das representações sociais: 50 anos (pp.

A liga pangermânica e o perigo alemão no Brasil: análise sobre dois discursos étnicos irredutíveis. Eles eram um exemplo vivo, por assim dizer, da superioridade da raça e cultura alemãs.1 1 Um bom resumo do pensamento contemporâneo se encontra em DAI (1932). Os participantes dos debates mencionavam igrejas e escolas como os principais instrumentos para dar apoio ao germanismo no Brasil. De fato, o Brasil era o país que de longe tinha o maior número de escolas alemães no mundo inteiro. É claro que a maioria delas era o que diplomatas com condescendência chamavam de “escolas da selva”, pois não tinham ao menos um professor profissional. Entre as novecentas escolas alemães que se acreditava existir no mundo, em 1914, cerca de seiscentas estavam localizadas nesse Estado da América do Sul. Os principais argumentos sobre o significado dos alemães no Brasil foi seu potencial como compradores de produtos e serviços alemães, e seu potencial como representantes interculturais do império alemão. História: Questões e Debates, Curitiba, v.10, n.18-19, p.113-155.

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